"O Mundo não é uma herança dos nossos pais, mas um empréstimo que pedimos aos nossos filhos" (Autor desconhecido)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O livro:
Existem, na nossa História. milhentos de relatos de toda a espécie, ou não fosse a mesma quase milenar. Um dos relatos que eu aprecio e há uns tempos atrás reli, é bastante desconhecido na generalidade das pessoas, baseando-me não em dados estatísticos mas porque abordando este assunto com múltiplas pessoas amigas, quase todas desconhecerem o mesmo. Trata-se da saga dos 400 na Etiópia. Que se reporta a uma expedição militar que os portugueses enviaram à Abissínia (então Reino do Prestes João), em meados do século XV, para auxiliar o Négus (Rei) etíope (que era cristão) contra as forças de Amhad Gran e seus aliados turcos (que eram muçulmanas) e que pretendiam apossar-se da coroa etíope, o que lhes seria relativamente fácil, face à extensão do território, ao facto das forças etíopes estarem fragmentadas e parte da própria nobreza não se mexer, aguardando quem seria o vencedor para se postar ao lado dele. Liderados por D. Cristóvão da Gama, quatrocentos portugueses internaram-se, em 1451, no Reino abissínio, conluiando-se com as forças abexins e, durante dois anos, batalharão as forças hostis. No final, da parte lusitana, apenas sobreviverão cerca de setenta soldados, tendo D. Cristóvão sido aprisionado e, após violentas torturas, acabado morto, como era boa norma naqueles tempos. Amhad Gran também não sobreviveria para contar a história aos seus descendentes pois, no recontro final, acabaria derrotado e morto. Era o tempo em que os chefes também iam à luta, liderando os seus homens. É uma história espantosa, da época dpos Descobrimentos, que vale a pena ler. Existem alguns livros que relatam a mesma, baseados nas memórias dum dos sobrevivcentes desta saga: Miguel de Castanhoso, testemunha activa e participativa que foi dum dos eventos mais alucinantes daquela época. Sem querer desprestigiar outros livros que sobre este tema foram escritos, aponto três, cuja leitura recomendo. A saber: 1) "História das cousas que o mui esforçado Capitão Dom Cristóvão da Gama fez nos reinos do Prestes João com quatrocentos portugueses que consigo levou.", de Miguel Castanhoso, com introdução e notas de Neves Águas (Publicações Europa-América, Mem Martins, 1988, 125 págs.); 2) "Crónica da libertação da Etiópia", de Júlio Graça (Campo das Letras, Porto, 2003, 283 págs.); 3) "Campanha da Etiópia - 1541/1543 - 400 portugueses em socorro do Prestes João", de Luís Costa e Sousa (Tribuna, Lisboa, 2008, 134 págs.). Com a proximidade do Natal, eis uma sugestão duma boa compra.

A frase:
"As  nuvens são como os chefes... quando desaparecem o dia fica lindo" (Anónimo).

Efemérides do dia:
1903 - Inauguração da estátua de Eça de Queiroz, em Lisboa, esculpida por Teixeira Lopes, que se inspirou na obra "A relíquia", onde o escritor se debruça sobre a Verdade, representada por uma mulher. (Portugal)
1934 - Nascimento de Carl Sagan. Cientista, astrónomo e escritor ("Cosmos", "Os dragões do Éden", p. ex.) e que contribuiu para me apaixonar por tudo o que se relacione com o Universo. (EUA)

Recomendo:
O canal televisivo RTP Memória transmite, diariamente entre as 13 e as 14H00 e com repetição entre as 20 e as 21H00, dois programas do Professor José Hermano Saraiva. Poucas pessoas devem conhecer o País tão bem como ele. Rever os seus programas - "O lugar da História" e "A alma e a gente" - torna-se num bom exercício memorial. É uma pura e suave viagem num tempo secular dum espaço lusitano que não cansa nem enjoa.

Vai acontecer:
A XXVIII Festa do Castanheiro e Feira da Castanha, nos dias 12 e 13 do corrente mês (próximo fim de semana), em Marvão. Para mais esclarecimentos consulte-se o sítio oficial: http://www.cm-marvao.pt.





Sem comentários:

Enviar um comentário