"O Mundo não é uma herança dos nossos pais, mas um empréstimo que pedimos aos nossos filhos" (Autor desconhecido)

domingo, 6 de novembro de 2011

O livro:
Há uns meses atrás pessoa amiga alertou-me para a visualização um curto vídeo no Youtube, no qual se filmava o reencontro de dois indivíduos com um leão que tinham tratado de o devolver à vida selvagem, em África, reencontro esse que se tornou emocionante, pois o dito felino reconheceu os seus antigos donos, apesar de já estar afastado dos mesmos havia cerca de um ano, não só não os atacando como também voltando a envolver-se em brincadeiras com eles. Um destes dias, a vagabundear por livrarias, calhei de reparar no livro que relata toda a história dessa dupla de australianos e do leão. Tem o mesmo por título "Um leão chamado Christian", da autoria de Anthony Bourke e Jonh Rendall, tendo sido editado pela Editorial Presença (Barcarena, 2009, 122 págs.). Nele se relata toda a história de Christian, desde a sua aquisição no Harrods, em Londres, em finais de 1969 pelos autores, a saga que os mesmos atravessaram na cidade londrina a verem o animal a crescer em apartamentos e a decisão de o colocarem no continente africano. Valeu-lhes a preciosa ajuda de George Adamson, estabelecido no Quénia e especialista de renome mundial na integração de felinos na vida selvagem vindos de cativeiros, que aceitou o desafio. Christian acabou por ir parar ao Quénia e, sob a batuta de George Adamson, reintegrou-se na vida selvagem. Um anos após de vida livre, Christian foi procurado pelos seus antigos donos, nos matos quenianos e é esse reencontro que o vídeo nos mostra, tendo o mesmo ocorrido em 1971. Depois o felino partiu, de novo, nunca mais voltando a ser visto. Resumido o livro nestas breves linhas, constato que se trata de uma narrativa ligeira, escrita ao correr da pena, sem grandes floreados, como convém, e documentado fotograficamente, pelo que se lê o mesmo com prazer e num fôlego.

Efemérides deste dia:
1772 - Por decisão de Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, foi promulgada a lei que reformulou os estudos menores em Portugal, criando-se o ensino primário oficial, bem como a abertura do primeiro concurso para a criação de 497 lugares de mestres escolas. (Portugal)
1919 - Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andersen, poetisa (e não só) de grande vulto. (Portugal)

A frase:
"Dar um osso a um cão não é caridade. Caridade é partilhar o osso com o cão, quando se tem tanta fome como ele." (Jack London, escritor).

A exposição:
"A arte da guerra - propaganda da II Guerra Mundial". Apaixonado que sou por tudo o que se reporte sobre esta guerra, fui ver a mesma. Trata-se de um conjunto de 205 cartazes subordinados aos temas Financiamento, Protecção, Racionamento, Motivação e Produção, para além de sete expositores contendo, entre outras preciosidades, postais, bonecos, selos, revistas e crachás, bem como a projecção de pequenos filmes a reportarem-se ao tema bélico em causa e que, no seu conjunto, nos dão um conhecimento global de como os diversos países intervenientes no conflito, propagandeavam as suas ideias e os conselhos que davam aos seus concidadãos. Uma exposição que se recomenda vivamente e que pode ser vista, gratuitamente, no Museu Coleção Berardo (Centro Cultural de Belém - Lisboa) até 08 de Fevereiro do próximo ano. 

Gostei:
Dois atletas do Ginásio Clube de Portugal sagraram-se campeões europeus numa modalidade de ginástica, o que aconteceu pela primeira vez em Portugal.

Receei:
Ao ver a reportagem num  canal de televisão ia tendo um sobressalto. É que o Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Alexandre Mestre, foi ao Ginásio Clube de Portugal felicitar todos os envolvidos nesta vitória europeia de ginástica e, por momentos, não sei porquê... dei-me a cogitar que o mesmo senhor fora lá para aconselhar os ginastas a saírem da sua zona de conforto e emigrarem. Mas não. Desta vez prevaleceu o bom-senso.

Lamentei:
Não tendo memorizado os nomes dos ginastas atrás referidos, quando vi a reportagem televisiva, fiz uma pesquisa, na "internet", em três noticiários electrónicos (22H30), pois pretendia nomeá-los no item "Gostei", o que seria mais que justo. Mas não. Praticamente só futebol, futebol e futebol. Gosto deste desporto mas... parafraseando parcialmente Jorge Sampaio ... há  mais desporto para além do futebol.

1 comentário:

  1. Como o prometido é devido aqui estou eu!

    Aproveito para o elucidar que a dupla de Campeões Europeus de ginástica rítmica são a Sofia Rolão e o Gonçalo Roque.

    Junto o Link(que significa elo ou ligação - Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)da notícia.

    http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/article955035.ece

    Beijinhos,

    Magali Fernandes

    ResponderEliminar