"O Mundo não é uma herança dos nossos pais, mas um empréstimo que pedimos aos nossos filhos" (Autor desconhecido)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A recordar:
1867: Nascimento de Marie Skolodowska Curie, a primeira mulher a receber um Prémio Nobel. No decurso do ano de 1903 foi galardoada com o Nobel da Física, em parceria com o seu marido e com Henri Becequerel. Em 1911 repetiu a proeza e voltou a ser nobelizada,desta vez na área da Química.
1895: Travou-se o combate de Coolela (sul de Moçambique), que opôs forças portuguesas comandadas pelo Coronel Eduardo Galhardo às forças de Gungunhana, o último Rei do Império de Gaza. Foi uma pesada derrota, quer militar quer política, para Gungunhana, tendo sido esta a primeira e única vez em que forças suas combateram directamente os portugueses. (Moçambique).

Uma frase:
"Juntar pessoas é um começo, ficarem juntas é um progresso, trabalharem juntas é um êxito." (Henry Ford, empresário)

Recomendo:
Tendo entrado na livraria da Câmara Municipal de Lisboa, sita na Avª da República, descobri um conjunto notável de 105 fichas portáteis sobre a flora e a fauna do nosso País, conjunto esse que dá pelo nome de "Rota da Biodiversidade", produzido e editado pela edilidade alfacinha. Como se não bastasse a qualidade da informação aí prestada veio a agradável surpresa do preço: um euro. Com um simples euro qualquer pessoa fica com um acervo de informação notável sobre grande parte do reino animal e vegetal do nosso território. Com a vantagem de podermos levar toda esssa informação num bolso, aquando dos passeios que façamos.

Vai acontecer:
Dia 09 - 17H30: Lançamento do livro "Marie Skolodowska Curie", de Raquel Gonçalves-Maia, das Edições Colibri. No anfiteatro da Fundação FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) - Edifício C1 - Piso 3 - Lisboa.
Dia 10 - 18H00: Lançamento do livro "General Silva Freire", do Tenente-Coronel António Lopes Pires Nunes. Na SHIP (Sociedade Histórica de Independência de Portugal) - Largo S. Domingos - 11 - Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário