"O Mundo não é uma herança dos nossos pais, mas um empréstimo que pedimos aos nossos filhos" (Autor desconhecido)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Livro:
Tim Butcher (1967) é um jornalista britânico que, após ter estado como correspondente do jornal "Daily Telegraph" durante quatro anos em África, resolveu encetar a reconstituição da lendária viagem que, no século XIX, Henry Morton Stanley (1841/1904) fez pelo rio Congo, no sentido Este/Oeste, tendo sido uma das viagens mais fascinantes levadas a cabo e só conseguida devido à vontade indómita e inquebrável de Henry Morton Stanley que tudo venceu, desde doenças, ataques de animais quer terrestres quer fluviais, traições, morte dos seus lugar-tenentes, revoltas do seu pessoal, combates com tribos inimigas, o percurso dum rio desconhecido que foi tentando mapear, a solidão, a fome, enfim, tudo o que se possa imaginar coube nesta epopeia que ocorreu entre 1874/1877. "Primus inter pares", Henry M. Stanley, independentemente das motivações económicas, aventureiras ou militaristas que o levaram a cruzar África em múltiplas direcções, quer ao serviço de interesses colonialistas europeus (a criação do Estado Livre do Congo, como feudo privado do Rei Leopoldo I da Bélgica), de glória pessoal e pura aventura (localização do outro lendário Dr. Livingstone, na actual Zâmbia, onde nasceu a celebrada pergunta "Doctor Livingstone I presume?") ou a missão militarizada de apoio ao Emir Pascha, no sul do Sudão, para a História ele fez mais que jus ao cognome com que ficou conhecido: "Bula Matari"  que traduzido significa "O que parte pedras". Ora bem, é sobre a odisseia desta viagem pelo rio Congo que recomendo a leitura de dois livros sobre a mesma. O primeiro foi escrito na primeira pessoa pelo próprio Henry M. Stanley e tem por título "Através do continente negro ou as nascentes do Nilo, circum-navegação dos Grandes Lagos da África Equatorial e descida do rio Livingstone ou Congo até ao Oceano Atlântico". (Mendonça & Irwin, Empresa Editora, Lisboa, 1880, Volume 1 - 366 págs.; Volume 2 - 424 págs.; Volume 3: 339 págs. e mapas). O segundo livro sobre esta viagem fluvial foi escrito por Tim Butcher, com o título "Rio de sangue - uma aventura apaixonante no coração de África" (Bertrand Editora, Lisboa, 2009, 383 págs.), no qual o jornalista efectua, em finais do milénio passado, o mesmo percurso que Henry M. Stanley fizera pouco mais de um século antes. O interessante, ao lerem-se ambas as obras, é comparar África num salto temporal que mediou cem anos e comparar as amplitudes evolutivas (ou não) nesta parte central do continente africano, quer nos povos, quer nas mentalidades, quer na devastação ecológica.

Documentário:
Hugo van Lawick (1937/2002) foi um dos mais importantes fotógrafos e documentaristas sobre a vida selvagem africana, onde se iniciou em finais da década de 50. Travou amizade com o lendário paleontólogo Louis Leakey (1903/1972) que o apresentou a Jane Goodall (1934), a lendária especialista em chimpanzés. Com ela terçou amores e documentários sobre estes primatas. Um dos grandes amores da sua vida profissional foi o Parque Nacional do Serengueti, na Tanzânia, onde ficou sepulto no mesmo local onde durante décadas teve a sua tenda montada. Daí a minha recomendação para se ver, da sua autoria, "A sinfonia do Serengueti", um filme de 80 minutos sobre um dos mais belos ecossistemas da vida selvagem africana, com cerca de 30.000 quilómetros quadrados de área.

Exposição:
"Frida Kahlo - as suas fotografias", no Pavilhão Preto do Museu da Cidade, em Lisboa. Trata-se de um conjunto de 257 fotografias desta pintora mexicana que está patente até 29 de Janeiro próximo e que se subdividem em seis áreas: "Os pais"; "A Casa Azul"; "O corpo acidentado"; "Os amores de Frida"; "A fotografia" e "A luta política".

Aconteceu:
Uma mulher afegã, de nome Gulnaz, foi violada por um homem casado e, fruto disso, acabou grávida. Por ter tido relações sexuais com um homem casado, foi incriminada em adultério e condenada a 12 anos de cadeia, não tendo a legislação do seu País cuidado do acto em si ter sido contra vontade da mesma. Agora, na cadeia, onde se encontra com a sua filha, fruto da violação e que entretanto nasceu, tem hipótese de sair em liberdade antes da pena cumprida, desde que se case com o violador. Mas, se sair, pode sofrer represálias atentatórias contra a sua vida, pois quer os seus próprios familiares quer os do violador consideram que ela  desonrou o nome das famílias. É o que se pode dizer saltar do lume para a frigideira. Uma pergunta: que andamos nós a fazer no Afeganistão, há mais de dez anos? Uma meditação: e ainda nos queixamos nós da nossa crise.

Uma mulher paquistanesa, de nome Asia Bibi, camponesa e católica, no seu País, foi buscar água quando trabalhava no campo. Logo ali foi acusada por outras mulheres, muçulmanas, de ter conspurcado a água por ser cristã. Tendo-se recusado a mudar de religião, foi acusada de blasfémia contra o Profeta do Islão e acabou sentenciada à morte, pela legislação penal paquistanesa. Admite-se que o Supremo Tribunal acabe por revogar a pena capital. Mas, clérigos radicais, já ameaçaram que se tal suceder ela correrá risco de vida, caso saia em liberdade. Uma pergunta: que andamos nós a fazer no Paquistão há tantos anos? Uma meditação: e ainda nos queixamos nós da nossa crise.
"Laços de sangue" é uma telenovela produzida pela SIC/TV Globo que venceu, no difícil mercado estadunidense, o prémio "Emmy" para a Melhor Novela Internacional. Já no ano passado foi a telenovela "Meu amor" a arrecadar idêntico "Emmy". Aprendemos bem com os brasileiros e parece que o aluno está a suplantar o mestre. Não vi nenhuma das duas (cá em casa, democraticamente, "proibi" o visionamento de telechachas) mas... não deixam de fazer bem ao nosso ego lusitano estes prémios. Num País que só sabe falar da crise.

O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu das Mulheres Empresárias premiou a portuguesa Sandra Correia, responsável da "Pelcor" como "Melhor Empresária da Europa 2011". Bom... repito o final do parágrafo anterior: não deixam de fazer bem ao nosso ego lusitano estes prémios. Num País que só sabe falar da crise. 

Uma dupla de jovens arquitectos portugueses, José Maria Cumbre (31 anos) e Nuno Sousa Caetano (33 anos) foram distinguidos na 5ª Edição dos Prémios de Arquitectura Ascensores Enor, em Vigo - Espanha, devido ao projecto dum bar sito no Jardim 9 de Abril, em Lisboa. Bom... repito de novo: não deixam de fazer bem ao nosso ego lusitano estes prémios. Num País que só sabe falar da crise.

Está a acontecer:
Uma greve geral, em Portugal, com as confederações sindicais UGT e CGTP juntas neste processo reinvindicativo. Independentemente das razões que lhes assistam e da disparidade do número de aderentes à greve que o Governo e os Sindicatos vão apresentar, faço uma pergunta: Porque é que os Sindicatos não pagam, dos seus cofres, aos grevistas o dia de trabalho? De certeza que muito mais gente haveria de aderir. Creio que muitos não fazem greve porque o dia de salário que lhes é descontado pesa nas despesas lá de casa. É que isto dos senhores dirigentes sindicais incitarem os trabalhadores à greve é muito bonito. Até podem ter carradas de razão e não é isso que está em causa. Mas esquecem-se dos cortes que esses mesmos trabalhadores sofrem, por Lei, por tal adesão. E que eu saiba ou calcule, aos senhores dirigentes sindicais não lhes afecta o bolso. Ou, pelo menos, podiam pagar uma percentagem do corte, escalonado na proporção dos vencimentos dos grevistas. E o controle nem era difícil: bastava os delegados sindicais confirmarem tais cortes, depois dos trabalhadores lhes exibirem a folha de pagamento no mês em que sofressem o corte.

Vai acontecer:
A fim de comemorar a candidatura do fado a Património Imaterial da Humanidade, o Museu do fado - Lisboa, a partir das 10H00 do dia 26 de Novembro corrente, vai manter as portas abertas ao público durante 36 horas, ininterruptamente.

Efemérides da semana:
Charles Darwin publica "A origem das espécies", um dos livros mais polémicos de todos os tempos, onde se teoriza a evolução gradual, através do método da selecção natural (24/11/1859)
Ocorre, em Dallas - EUA, o assassinato do Presidente Jonh F. Kennedy (22/11/1963)

Disseram:
 "Comemora-se em todo o País uma promulgação do despacho número cem da Marinha Mercante Portuguesa, tendo sido dado esse número não por acaso, mas porque vem precedido doutros noventa e nove anteriormente promulgados." (Américo Thomaz, político)

Sem comentários:

Enviar um comentário